domingo, 12 de julho de 2015

FriendZone Cristã


Um dos fenômenos amorosos mais populares da pós-modernidade é chamado de FriendZone. Em português: Zona de Amizade, que se refere a uma situação onde um indivíduo deseja relacionar-se com outro no sentido romântico, enquanto o outro, não deseja o mesmo. Isso ocorre quando uma pessoa está apaixonada por outra, mas a outra deseja somente amizade.  

A FriendZone remete ao amor platônico, onde o amante não se aproxima da amada, não toca, não se envolve amorosamente, mas vive de alimentar suas fantasias e idealizações, onde o objeto do amor é sempre perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos, mas nunca é alcançado.

O termo FriendZone não foi popularizado no Brasil, mas teve sua primeira aparição no seriado americano Friends[i] em 1994. Na série, o personagem Ross Geller, que era apaixonado pela personagem Rachel Green, foi colocado por ela em um estado nomeado por um amigo do casal com zona de amizade. Mas foi somente em 2005, no filme Just Friends[ii], que o termo ganhou notoriedade internacional.  O filme retrata de forma direta como FriendZone afetou o personagem principal.

Em meados de 2010, este novo fenômeno sentimental chegou ao Brasil, sendo ocasião para piadas, pois ninguém deseja estar nessa zona de amigo, e também para vítimas.
Mas seria errado um cristão deixar alguém que lhe admire na FriendZone?

Para descobrir isso, é necessário classificar a FriendZone em dois tipos: FriendZone Light e FriendZone Clássica.

A primeira não é tão nociva, pois ocorre sempre que alguém se interessa pelo outro, e acaba sendo rejeitado, mas as consequências dessa Zona de Amizade Light não são causadas diretamente por quem rejeita o amor.

O cenário deste tipo de Zona de Amizade é este: Surge o interesse em namoro de uma das partes, que é rejeitada de forma educada e sincera, mas o amado deixa bem claro que o amor da amante é impossível de se realizar. O amado não ilude ou cria expectativas na amante, e se esforça para se afastar, quando necessário (a maioria das vezes é necessário), até que a paixão esfrie.

O segundo caso é mais perigoso e causa enormes consequências em quem é rejeitado.

A FriendZone Clássica começa quando o amante é rejeitado pela amada, mas a amada acaba aproveitando da paixão do amante. Além disso, a amada nunca deixa claro que aquele relacionamento não passa de mera amizade, e de forma direta ou indireta, ilude o amante. Outro comportamento típico da FriendZone Clássica, é quando o amante tenta se aproximar da amada, mas ela ignora-o, ou não responde de forma direta, causando assim uma ilusão no amante.

A FriendZone Light é impossível de ser combatida, pois sempre que alguém rejeitar um pedido de namoro, este fenômeno começa, mas não existe pecado nisso, quando os envolvidos tratam este problema de forma adulta, madura, sincera e cristã,.

Já no segundo fenômeno, chamado FriendZone Clássica, se torna problemático a partir do momento que o amante é iludido. Neste ponto a amada vai contra a cosmovisão cristã, pois ao criar uma ilusão, a amada mente ou omite a verdade (João 8:44). Não deixar claro que aquele relacionamento é apenas amizade, também é um tipo de omissão, e se encaixa como uma mentira. Além disso, ao se aproveitar do amante, a amada peca contra seu próximo, pois faz com o outro aquilo que não deseja que fizessem com ela (Mt 19:19;Mt 22:39Mc 12:31;Gl 5:14;Tg 2:8).

Os exemplos acima servem tanto para homens quanto para mulheres. E que possamos orar e viver um evangelho verdadeiro em todo momento, até mesmo quando temos que deixar claro para alguém que aquela relação é apenas uma amizade.




[i] Friends foi uma sitcom (seriado de comédia) americana criada por David Crane e Marta Kauffman e apresentada pela rede de televisão NBC entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004, com um total de 236 episódios.
[ii] É uma comédia romântica de 2005. A história se resume em dois personagens principais Chris Brander e Jamie Palamino que sempre foram amigos, desde a época do colegial. Chris é apaixonado por Jamie, mas, devido ao seu peso exagerado, nunca conseguiu namorá-la. Traumatizado, Chris cresceu, emagreceu e tornou-se um homem bem sucedido e mulherengo. Até que, anos depois, ele reencontra Jamie e vê sua antiga paixão renascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário